Quantidade de Páginas visitadas

BAZAR BENEFICENTE
A APAE de Alvorada do Sul promove bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal.


Dia: 28 e 29 de setembro
Horário: das 08h30min às 17h00min
Entrega de senhas: das 08h00min as 16h00min
Local: Sede da APAE

Vendas somente para pessoas físicas com apresentação de RG e CPF.
Pagamentos apenas em dinheiro ou cartão.
O bazar seguirá regulamentação exigida pela Receita Federal
Maiores informação ligue (43) 3661-2035

PARTICIPE!
Projeto Estopinhas
A APAE de Alvorada do Sul, em parceria com a Estilinho Confecções iniciou no ano de 2011 o Projeto Estopinhas, no qual está sendo confeccionados pelos alunos e em breve comerciálizados.



 
14° Festival de Arte
No dia 21 de outubro no Centro Cultural Manoel Palma Cano, aconteceu o 14° Festival de Arte da Escola de Educação Especial Celso Heinzen, com o Tema Cinema é Cultura.

As apresentação tiveram como tema os filmes: Perfume de Mulher, A Bela e a Fera, Coração de Cavaleiro, Dançando na Chuva, Gresse, Titanic e Carruagem de Fogo.
Inauguração da Cozinha Experimental
No dia 31 de agosto, começou a funcionar a cozinha experimental na sede da APAE de Alvorada do Sul, a voluntária Ana Confortini está ministrando o curso para as mães dos alunos.

 
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla






















Programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Programação


Dia 22/08

Dia da Beleza

Local: Escola de Educação Especial “Celso Heinzen”

Horário: 13:00 às 17:00 Horas




Dia 23/08

Filme: Rio

Local: Centro Cultural

Horário: 13:00 às 17:00 Horas




Dia 24/08

Tarde Festiva Lanchonete do Baianinho

Local: Av. Joaquim Bento Alves de Lima

Horário: 13:00 às 17:00 Horas




Dia 25/08

Lanche Recreativo

Local: Casa do Sodinha

Horário: 13:00 às 17:00 Horas



Palestra “A importância da família no processo de aprendizagem do aluno e no convívio social.”

Local: Centro Cultural de Alvorada do Sul

Palestrante: Alessandro Búfalo

Horário: 20:00 Horas



Dia 26/08

Tarde Festiva na Fazenda Santa Inês

Local: Fazenda Santa Inês – Luiz Antonio Zanfrilli

Horário: 13:00 às 17:00 Horas



Missa em Ação de Graças

Local: Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Horário: 19:00 Horas







Show de Prêmios APAE de Alvorada do Sul

Festa Junina Especial

            Os Alunos da Escola de Educação Especial "Celso Heinzen", se confraternizaram em uma linda e divertida Festa Junina no dia 22 de junho, com muita dança e diversão os alunos passaram a tarde em clima de descontração.


Alvorada é OURO no atletismo do JEP'S em Curitiba - PR

         

           O Aluno Lucas Rafael de Carvalho, representante da Escola de Educação Especial "Celso Heinzen (APAE), conquistou medalha de OURO na Fase Final do atletismo dos Jogos Escolares do Paraná (JEP'S), na modalidade corrida 300m, que aconteceu na cidade de Curitiba - PR de 03/07 a 07/07/2011.

             O aluno foi treinado por sua Professora Lucimara Regina da Cruz.

             A Escola de Educação Especial "Celso Heinzen", juntamente com os funcionários e alunos, PARABENIZA professora e aluno pela conquista!!!









Lucas Rafael de Carvalho

Medalha de OURO - JEP'S 2011

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla





    "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.”





A Rede Apae promove, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Desde sua instituição, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

O nome usado anteriormente era semana nacional do excepcional, pois no inicio do movimento, não haviam datas dedicadas à pessoa com deficiência, então essa semana englobava atividades dedicadas a pessoas com diversos tipos de deficiência, não só a deficiência intelectual. Com a expansão das entidades e associações ligadas as causas das pessoas com deficiência, surgiram outras datas com a temática voltada para áreas especificas de deficiência. A partir de 2010, o nome da semana foi alterado para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla focando de maneira mais especifica no público alvo dos atendidos pelas Apaes.



Tenha coragem de ser diferente.



Culturalmente as pessoas com deficiência vêm galgando espaços e representações dentro dos mais variados níveis sociais, espaços estes que na maioria das vezes lhes foram negados historicamente. Um dos aspectos que fez com que as pessoas com deficiência fossem deixadas de lado no processo de construção histórica, foi o não acesso destas pessoas na construção da cultura. 

Somente no último século é possível verificar a construção histórica e cultural, que trata o tema da deficiência enquanto responsabilidade social. Esta mudança de paradigmas somente foi possível através da mobilização das famílias das pessoas com deficiência e técnicos de várias áreas do conhecimento que reconheceram as potencialidades existentes na pessoa, se propondo desta maneira a não tratar a deficiência somente, mas desenvolver as capacidades e habilidades do individuo.

Somente conscientizando a sociedade sobre as capacidades e potencialidades da pessoa com deficiência, é que será possível acabar com a indiferença social, uma vez que quando a pessoa passa a ser considera um cidadão, assim um agente social, se existir um espaço que não seja construído em uma perspectiva de desenho universal de modo a garantir a acessibilidade, não só da pessoa com deficiência física, mas também intelectual e múltipla, a responsabilidade passa a ser do social, não sendo mais uma luta isolada das famílias, mas de toda a sociedade, pois uma vez interiorizada pela sociedade integrada a condição da pessoa com deficiência, a sociedade passa a aceitá-la, compreendê-la e a criar espaços para conviver com esta pessoa. Para isso é preciso que as pessoas com deficiência se mostrem, expondo suas necessidades e expectativas, juntamente com suas famílias.

Nesta semana as Apaes chamam a sociedade para debater alguns assuntos relacionados a pessoa com deficiência dentro de seus contextos, tendo como tema este ano as barreiras da indiferença.



Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito